quarta-feira, 18 de junho de 2014

DÚVIDA DO LEITOR

Resposta à duvida do leitor Matheus.

Gostaria de saber se as manchas de fordyce peniana sai com o tempo ou se é somente som cirurgia ou com alguma pomada e se as meninas prestam atenção nesses detalhes?

Prezado Matheus,

Pontos branco, amarelo ou creme, de tamanhos de 1 a 3 mm de diâmetro, que podem aparecer no tronco do pênis, no escroto, na vulva, lábios faciais, dentro da boca ou na região sub-coronal do pênis.

São comuns em homens e mulheres de todas as idades. Estes bulbos são chamados manchas de Fordyce em honra ao dermatologista americano John Addison Fordyce, quem foi a primeira pessoa em pesquisá-las.


O nome de manchas foi incorretamente dado ao traduzir erroneamente o termo em inglês "Fordyce's spot", dado que "spot" pode significar mancha, grão ou espinha dependendo do contexto. Os Grãos de Fordyce são uma forma de glândulas sebáceas ectópicas (fora do lugar usual).

Não são malignas e não são infecciosas. Muitos jovens vão ao medico preocupados pela possibilidade de ter contraído alguma doença ou infecções de transmissão sexual, no entanto os Grãos de Fordyce não têm nenhuma relação nem afetam as atividades sexuais, tendo só uma repercussão estética.

Dentro do tratamento podemos realizar cauterizações, remoção cirúrgica ou peelings químicos.


O tratamento também pode ser feito por pomadas, não sei sua idade mas procure um Clínico Geral na UBS mais próxima e, se necessário, ele lhe encaminhará a um urologista.Fique tranquilo! 

Os cientistas consideram esse fenômeno comum e ele não traz maiores problemas ao seu "amiguinho ", a preocupação é meramente estética. Não sei te dizer se as meninas reparam nisso mas, acredito que não afinal, esses pontinhos parecem-se com os que surgem quando os pêlos estão crescendo. 

Boa sorte!

Mr. S.C. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário